Dica do dia: Williams na Netflix

Claire e Frank Williams: o passado e o presente de uma das equipes mais tradicionais da F1. Foto: F1 Fanatic

Se você gosta de automobilismo, e especialmente da Fórmula 1, então você precisa assinar a Netflix. Ou pelo menos tentar acessar, de alguma forma lícita, o popular serviço de streaming. Não está entendendo? Eu explico. É que desde o início deste mês está disponível para nós, brasileiros, o filme-documentário "Williams", que conta a trajetória da tradicional escuderia britânica na Fórmula 1. Uma bela obra que pude assistir recentemente e que recomendo muito.

Não quero me estender muito, já que meu objetivo não é fazer um review ou uma crítica sobre a produção. Mas deixo minha breve impressão sobre o que mais gostei neste filme, que é o fato de "Williams" não limitar-se apenas a contar a trajetória de sucesso trilhada por Frank Williams, um homem apaixonado por corridas, dentro da maior categoria do automobilismo mundial.

Baseado no livro "A Different Kind of Life", escrito por Virginia Williams - esposa de Frank, o documentário traz um lado mais humano do clã Williams, mostrando os percalços que Frank precisou enfrentar a fim de realizar seu sonho, desde as dificuldades para montar sua primeira equipe - e que posteriormente acabou sendo tomada pelo empresário Walter Wolff, a criação da escuderia que fez história na categoria, todo o envolvimento da família no negócio iniciado por seu patriarca e o papel de Virginia como um dos pilares de sustentação de toda a empreitada.
Ginny Williams recebeu o troféu dado ao representante da equipe vencedora no GP da Inglaterra de 1986, que teve dobradinha da Williams com Mansell em primeiro e Piquet em segundo. Esse foi o primeiro fim de semana de Frank em um paddock após o acidente, como lembra o documentário. Foto: Sutton Images
Ginny, como era conhecida, é colocada em uma posição de destaque, como a esposa que segurou as pontas e que sempre apoiou o marido sonhador, nos momentos turbulentos, durante os períodos de alegria e principalmente no pós-acidente que deixou Frank tetraplégico, lembrando o que diz aquele ditado popular de que "por trás de um grande homem, sempre há uma grande mulher".

Diversos trechos de entrevistas que Virginia - falecida em 2013, vítima de câncer - concedeu para a produção de seu livro, são mostrados na obra e norteiam o roteiro do filme, que possui ainda outros pontos interessantes, como a chegada da filha do casal, Claire Williams, ao posto de principal chefe da equipe e até mesmo o relacionamento frio e distante que ela possui com seu irmão mais velho, Jonathan, devido sua ascensão dentro da escuderia, ainda que esse tema não tenha sido abordado tão claramente. Há ainda depoimentos de pessoas importantes na história de vida de Frank, Virginia, Claire e cia. É uma produção interessantíssima e que vale muito as quase duas horas de duração.

Para quem ainda não viu ou não sabia da existência deste documentário, abaixo segue o trailer para que você possa ter um gostinho do que assistirá.

Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: