TOP 5 Fórmula 1 - As melhores corridas da temporada

É momento de falarmos das melhores corridas de 2017 na Fórmula 1 em nosso TOP 5 especial.

GP da China


Segunda etapa do ano, o GP da China abre nossa lista pela imprevisibilidade que a chuva trouxe a essa prova. As primeiras voltas foram bastante agitadas e contou com a aparição do Virtual Safety Car logo no primeiro giro, graças a um toque entre Sergio Perez e Lance Stroll, que tirou o canadense da corrida. No retorno à ação, Antonio Giovinazzi, que substituiu Pascal Wehrlein na Sauber, rodou e bateu na reta principal, desta vez causando a entrada do Safety Car na pista e  maioria dos pilotos nos pits, para trocarem os compostos intermediários por slicks, ainda que isso tenha causado o próprio acidente de Giovinazzi e uma rodada patética de Valtteri Bottas, atrás do carro de segurança.



Após a saída do SC, Hamilton manteve a ponta, seguido por Ricciardo, Raikkonen, Verstappen - que havia largado em 16º, e Vettel, que de segundo caiu pra quinto, por ter parado no VSC. Aí começaram os shows: primeiro de Max, que superou Kimi e Daniel para alcançar o segundo posto, e de pois de Seb, que passou os três. Porém, chegar em Hamilton não foi possível e o inglês vencia a primeira no ano, seguido do ferrarista e do jovem piloto da Red Bull, que ainda segurou o companheiro nas voltas finais.

GP da  Inglaterra


O GP foi um dos bons por vários motivos. Vimos boas disputas desde o início, uma grande recuperação de um piloto que largou lá atrás e o final foi caótico, se assim podemos dizer. Ah, e teve um recorde também. Comecemos por ele.

Com uma vitória dominante, Lewis Hamilton chegou ao seu quinto triunfo no 'quintal de sua casa', igualando-se a Jim Clark e Alain Prost como maior vencedor desta prova. O inglês não foi incomodado, e meio que destoou do resto. Isso porque pudemos ver diversos pegas interessantes. O melhor deles aconteceu entre Verstappen e Vettel, com o holandês levando a melhor na pista, mas sendo superado pela boa estratégia da Ferrari.



Porém, os italianos não tiveram muito o que comemorar no final. O alto desgaste dos pneus provocou furos nos calçados dos dois carros já nas voltas finais. Assim, Raikkonen perdeu um segundo lugar que parecia certo enquanto Vettel deixou a quarta posição livre. O finlandês ainda salvou um terceiro posto, perdendo a vice-liderança para o compatriota Valtteri Bottas. Já o alemão caiu para sétimo.

E como não poderia deixar de mencionar, destaque para Daniel Ricciardo, que da última posição escalou o pelotão para terminar em quinto.

GP do México


Terceiro colocado em nossa lista, o GP do México entra neste TOP 5 muito mais por conta de toda a tensão que foi gerada logo após a largada do que por qualquer outra coisa. Inclusive o vencedor da etapa, Max Verstappen, classificou a corrida como 'tediosa' já que desde o momento em que assumiu a liderança da prova, ainda nas primeiras curvas, até a hora em que viu a bandeira quadriculada tremular, nada de muito especial ocorreu.



Porém, foi no circuito Hermanos Rodriguez que Lewis Hamilton garantiu, matematicamente, seu quarto título na Fórmula 1, com um nono lugar conquistado a muito custo. O inglês teve seu pneu traseiro direito furado por um toque de Sebastian Vettel, quando ele tentava ultrapassar o alemão e pular para a vice-liderança, ainda nos primeiros movimentos do GP. De quebra, Hamilton protagonizou uma das melhores batalhas do ano, com Fernando Alonso, para alcançar sua posição de chegada.

Vettel também acabou prejudicado, já que o toque lhe custou uma parada para troca da asa dianteira de sua Ferrari. O problema dizimou qualquer chance que ele tinha de prolongar a disputa, ainda que ele tenha feito uma belíssima prova de recuperação, para finalizar a corrida em quarto.

Destaque ainda para os bons desempenhos de Esteban Ocon, quinto (melhor resultado do francês no ano, ao lado do GP da Espanha), e de Lance Stroll, sexto.

GP da Bélgica


Em Spa-Francorchamps, dificilmente vemos corridas ruins. E o que mais chamou a atenção neste ano foi a Ferrari ter andado muito perto da Mercedes em um circuito que, em teoria, seria favorável às flechas de prata. Naquele momento, todos ficaram muito entusiasmados com a possibilidade de haver uma disputa bem acirrada entre as duas equipes nas provas seguintes, o que acabou não se confirmando.



Os dois protagonizaram uma disputa bastante equilibrada por boa parte da prova, tendo o seu ápice em uma relargada, após o Safety Car entrar na pista para que pedaços da asa dianteira do carro de Esteban Ocon fossem recolhidas. Cito isso, pois a quebra aconteceu durante um toque com seu companheiro, Sergio Perez. Pela segunda vez. Naquela corrida, algo que fez a equipe tomar providencias posteriormente.

Voltando à disputa, Hamilton manteve a ponta após o ataque de Vettel, que havia colocado pneus ultra macios na tentativa de superar o rival, que seguia co compostos macios. No fim, o inglês ainda abriu vantagem, para cruzar a linha de chegada e vencer mais uma.

GP do Azerbaijão


Talvez o Grande Prêmio de Baku não tenha sido o mais emocionante dos últimos tempos. Mas ele foi, sem sombra de dúvidas, um dos mais tumultuados, e sendo também um estopim para a explosão da rivalidade entre Hamilton e Vettel.

Os dois líderes do campeonato, àquela altura, estavam disputando a vitória na pista durante um GP bastante acidentado e cheio de bandeiras amarelas. E foi numa delas que aconteceu uma cena lamentável entre os dois. Naquela de querer controlar o ritmo do pelotão, Hamilton deu uma bela freada e pegou o alemão de surpresa. Sem conseguir frear, Vettel bateu na traseira do inglês e ficou irado, emparelhando a sua Ferrari com a Mercedes do rival para dar-lhe um chega pra lá.

A imagem, que depois correu o mundo, foi bastante feia para o esporte e acabou sendo decisiva para  corrida. Vettel, pela insanidade momentânea, foi punido. Hamilton acabou tendo uma peça da parte traseira avariada, e precisou parar para que ela fosse consertada. E isso acabou, inclusive, colocando os dois muito próximo no retorno a pista, mas dessa vez com vantagem para o alemão, que ainda terminou à frente do rival.



Lá na frente, quem se aproveitou foi Daniel Ricciardo, que venceu a única no ano. Destaque ainda para Valtteri Bottas, que atingido no início da prova quase ficou uma volta atrás do líder, mas se recuperou para terminar em segundo, ultrapassando Lance Stroll em cima da linha de chegada. E também para o canadense, que conquistou seu primeiro pódio na categoria, mesmo com essa 'decepção' de perder a posição nos centímetros finais.
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1 comentários:

pamiliacade disse...

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